Aplicativo Android

Instalação e configuração do aplicativo
para utilização de forma integrada a um sistema "ERP"

Instale o aplicativo

Realize do download e instale o aplicativo a partir do link enviado
pelo whatsapp, googleplay ou pelo link:  clique aqui

Atenção!
Pode ser necessário configurar o android para permitir instalação de aplicativos a partir de "fontes desconhecidas".

Caminho padrão desta configuração:
Configurações > Gerais > Segurança



Execute o aplicativo

Após instalação será criado o ícone do aplicativo na página inicial ou no menu "aplicativos" do dispositivo.

Clique no ícone para abrir o aplicativo e iniciar as configurações.
Crie uma nova conta

Para utilizar o aplicativo será necessário criar uma nova conta com um e-mail válido.

Após executar o aplicativo, será exibida a tela abaixo.

Clique na opção "Criar uma Conta"​.
Informe as dados solicitados: ​nome, email e senha.

A senha precisa ter números e letras para que seja aceita pelo servidor.

Após informar os dados solicitados, clique em "Cadastrar"​

Após confirmação do cadastro, o menu principal do aplicativo será exibido.
Configure a integração com o sistema ERP

Agora precisamos indicar que o aplicativo vai utilizar integração com o sistema ERP.

Clique no menu lateral e selecione a opção: 
"Aplicativo > Configurações"

Habilite a primeira opção "Utiliza integração com ERP" 

Clique no botão "Gravar" que está localizado no final da tela.
Validando o dispositivo

Após definir a configuração do passo anterior, teremos uma nova opção no menu lateral.

Clique no menu lateral e selecione a opção:
"Integração com ERP > Validar Dispositivo"

Nesta opção, informe o "servidor" e a "porta" de comunicação.

Solicite estas informações ao administrador do sistema "ERP" de sua empresa.

Após informar os campos "servidor" e "porta", clique na opção "Testar Comunicação"
Ao clicar em "Testar Comunicação", se o servidor estiver ativo, a mensagem abaixo será exibida.
Se esta mensagem não for exibida, verifique se o dispositivo está conectado a internet. 
Verifique também se o "servidor" e a "porta" foram digitados corretamente.
Se mesmo assim não obtiver sucesso no teste de comunicação, notifique ao administrador do sistema "ERP", para que verifique se o servidor está ativo.

Após realização do teste de comunicação, envie um print da tela para o administrador do sistema "ERP".

O administrador precisa do identificador de integração para realizar o cadastro do celular/tablet no sistema "ERP" para que possa ser validado.

Aguarde o administrador realizar o cadastro do dispositivo.

Quando o administrador informar que o dispositivo já foi cadastrado,  solicite a senha para validação do dispositivo.

Informe a senha e clique na opção "Validar Dispositivo"
Se a senha estiver correta e o dispositivo já tiver sido cadastrado no servidor com o número correto, o sistema vai exibir a mensagem abaixo, indicando que o dispositivo foi validado com sucesso.
Recebendo as informações do servidor

Após configuração e validação do dispositivo será necessário receber as informações, como clientes, produtos, preços, etc, para que o aplicativo possa ser utilizado.

Clique no menu lateral e selecione a opção:
"Integração com ERP > Receber informações"

A opção "Todas" já vai estar selecionada por padrão.

Clique na opção "Buscar Dados".
Fim do processo de configuração

Após receber a informações do servidor, o aplicativo está pronto para registro de pedidos e cadastro de novos clientes.

Se não aparecer nenhum cliente no aplicativo, verifique com o administrador do sistema ERP.
Existe uma permissão no aplicativo que define se o representante pode receber "todos" os clientes cadastrados ou somente os clientes vinculados ao seu dispositivo. Pode ser que realmente não tenha nenhum cliente vinculado a você no servidor. Isto deve ser verificado pelo Administrador.

Este processo de "Receber as informações" pode ser feito diariamente para que os dados do aplicativo fiquem sempre atualizados.

O aplicativo funciona sem acesso a internet, precisando de conexão apenas para receber as informações ou para enviar pedidos e novos clientes cadastrados.

O próximo passo é registrar pedidos, novos clientes e transmitir para o servidor.

Este processo está descrito de forma detalhada em outro artigo.