Aplicativo Android

Utilize os passos abaixo para realizar uma breve avaliação dos recursos básicos do aplicativo.​


Instale o aplicativo

Realize do download e instale o aplicativo a partir do link abaixo:
versão de avaliação

Atenção!
Pode ser que seja necessário configurar o android para permitir instalação de aplicativos a partir de fontes desconhecidas, devido ao aplicativo estar compartilhado via google drive.
Execute o aplicativo

Após instalação será criado o ícone do aplicativo na página inicial ou no menu "aplicativos" do dispositivo.
Clique no ícone para abrir o aplicativo e iniciar as configurações.
Crie uma nova conta

Para acessar o aplicativo é necessário criar uma nova conta com e-mail.

Clique na opção "Criar uma Conta"​.
Informe as dados solicitados.

Clique em "Cadastrar"

Após confirmação do cadastro, o menu principal
do aplicativo será exibido.
Configure o aplicativo

Agora será necessário configurar o aplicativo
para utilização do ambiente de "testes".

Todos os dados utilizados neste ambiente são fictícios e
podem ser modificados por vários usuários. 

Clique no menu lateral e selecione a opção 
"Aplicativo > Configurações"

Habilite a opção "Utiliza integração com ERP"
e clique em "Gravar". 
Após configuração do aplicativo para utilização de integração com sistema ERP, ao clicar no menu lateral novamente, teremos 2 novas opções.

Selecione a opção
"Integração com ERP > Validar Dispositivo".
Clique na opção "Utilizar ambiente para avaliação"

Clique no botão "Testar Comunicação"

Se o dispositivo tiver acesso a internet
você receberá a mensagem:

"Comunicação realizada com sucesso.
Valide o Dispositivo"

Clique na opção "Validar Dispositivo"
Se tudo estiver OK será exibida a mensagem:
"Parabéns! Dispositivo validado com sucesso!"

Após estes passos, o dispositivo estará credenciado para
realização de testes no aplicativo, utilizando integração com o sistema ERP DYGNUS da Multilógica, permitindo o trabalho com um base compartilhada, com dados fictícios e gerados de forma aleatória por vários usuários.

Atenção!
Este é um ambiente de teste, logo, todos os dados cadastrados serão acessados por vários usuários que também estejam avaliando o aplicativo.
Atualize as informações do aplicativo

Agora chegou a hora de receber a informações do servidor ERP, como clientes, produtos, preços, etc, para que consigamos iniciar os testes.

Clique no menu lateral e selecione a opção 
"Integração com ERP > Receber Informações"

A opção "Todas" as tabelas está selecionada por padrão.

Apenas clique na opção "Buscar Dados"

As informações necessárias ao funcionamento do aplicativo serão importadas para o dispositivo de forma que consiga trabalhar de forma off-line.
Registrando primeiro Pedido

Agora que você chegou até aqui, podemos registrar o primeiro pedido no aplicativo e verificar as opções disponíveis.

 Acesse o menu lateral, clique na opção
“Pedidos (Clientes)”

Clique na opção “Novo Pedido” para iniciar
a inclusão de um novo pedido no aplicativo.

Esta opção pode ser utilizada para pesquisa e acesso aos pedidos já registrados no aplicativo.
​​A primeira "guia" para registro do pedido permite a
definição do cliente.

Clique no botão de pesquisa para selecionar um cliente
cadastrado ou clique na opção "Cadastrar Cliente" para
iniciar um cadastro de um novo cliente no dispositivo, para posterior utilização no pedido.

O aplicativo demonstra o limite de crédito disponível e se existem títulos em aberto vencidos no contas a receber, acessando diretamente a base de dados do sistema ERP. 
Caso não haja conexão com a internet ou o servidor esteja inacessível, estas informações não serão exibidas.

Após a definição do cliente, clique na guia "Produtos", 
para incluir os produtos solicitados pelo cliente no pedido.
Após a definição do cliente, clique na guia "Produtos"
para definir os produtos solicitados pelo cliente.

Clique na "lupa" para pesquisar os produtos por grupo/subgrupo ou pela descrição.
Após seleção do produto, defina a quantidade, o percentual de desconto se houver, e clique no botão "+" para inclusão do produto no pedido.

Após a inclusão o aplicativo permite a exclusão ou a alteração da quantidade através dos botões em cada produto da lista.

Após definir todos os produtos solicitados, informe os dados adicionais, como observações, data prevista para entrega, valor de frete, desconto, entre outros, nas guias "Dados adicionais" e "Resumo Geral" 

Durante a digitação dos produtos o pedido é gravado de forma automática, para que não perca informações em decorrência de falta de energia ou travamento do dispositivo.
 
O próximo passo é definir os dados financeiros do pedido.
Após a definição do cliente, dos produtos e dos dados adicionais do pedido, agora é o momento de definir a forma de pagamento, ou seja, os dados financeiros para finalização do pedido.

Inicialmente defina a negociação da venda, informando se a venda é "A Vista", "A Prazo", "A Prazo com Entrada", "Plano de Pagamento", etc...

Após definir a forma de negociação, defina os tipos de documentos recebidos.

No exemplo ao lado, foi informado o tipo de documento "Cartão de Débito", que é a vista, com um valor de 140,00.

Em seguida foi informado o tipo de documento "Boleto Bancário", que é a prazo, com um valor de 706,40, pago em 3 parcelas, com os prazos de 30, 45 e 60 dias.

O valor pendente ficou 0,00 indicando que a definição financeiro do pedido está completa.

O próximo passo é clicar no botão no canto superior da tela para finalizar a digitação do pedido.

Após a gravação do pedido, o mesmo permanece no aplicativo para alteração, exclusão, envio ao cliente e transmissão ao servidor para faturamento. 
Após a inclusão dos pedidos, os mesmos poderão ser acessados através da pesquisa.

Ao clicar no pedido teremos as seguintes opções:

Visualizar:
Abre o pedido para consulta.

Excluir:
Exclui o pedido do dispositivo 

Cancelar:
Realiza o cancelamento do pedido, mas o mantém no dispositivo

Transmitir para o Servidor:
Envia o pedido para o servidor ERP, que pode realizar o faturamento fiscal.

Enviar pedido ao Cliente:
Gera o pedido em formato pdf para envio ao cliente através de whatsapp ou outro aplicativo de mensagens.

Copiar pedido:
Gera um novo pedido a partir do pedido selecionado.
Chegamos ao fim!

Este foi o processo básico para instalação, configuração e emissão de pedidos do aplicativo.

O faturamento do pedido é realizado no sistema ERP.

No sistema ERP existe o cadastro de dispositivos onde o usuário poderá definir quais dispositivos podem utilizar o aplicativo de forma integrada ao sistema ERP e quais operações cada vendedor pode realizar.

Existem outras opções no aplicativo que podem ser exploradas no ambiente de teste, como registro de pedidos vinculados a comandas, gráfico de vendas, fila de pedidos, etc...

Estas opções podem ser demonstradas de forma mais detalhada caso tenha interesse em adquirir o aplicativo.

Caso tenha alguma dúvida, estamos a disposição!